A Engenharia Têxtil é uma das áreas da Engenharia, a qual é voltada para o fabrico, assim como para o tratamento de tecidos, fios e fibras. Estes profissionais atuam, principalmente, no ramo da indústria, encabeçando os principais segmentos da cadeia de produção.
O engenheiro têxtil trabalha em toda a cadeia de produção da indústria têxtil, indo desde a fabricação das fibras, ao tratamento das mesmas, produção dos tecidos, até à confeção das peças.
Em Portugal, a Indústria Têxtil tem atingido recordes de exportação, ano após ano, tornando-se, sem dúvida, uma área atrativa para os estudantes que ainda se encontram indecisos sobre a profissão a seguir.
Sem dúvida, este é um dos setores que apresenta maiores crescimentos, e as chances de emprego multiplicam-se, incluindo cargos qualificados, como é o caso do engenheiro têxtil.
No caso do Brasil, a indústria têxtil é ainda mais importante, tendo em conta que é o quinto maior produtor têxtil de todo o mundo.
No entanto, nos dias de hoje, enfrentam uma grande concorrência por parte dos produtos chineses, os quais invadiram o mundo todo. Para ultrapassar essa questão, o Brasil precisa atualizar-se e reformular as competências dos profissionais. Por isso, os engenheiros têxteis são tão importantes nesse processo.
Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue a ler este artigo e descubra tudo o que os engenheiros têxteis fazem no seu dia a dia, como poderá entrar nesta carreira, e quais as saídas no mercado de trabalho! Confira!
O que faz um Engenheiro Têxtil?
Os engenheiros têxteis atuam em todas etapas da cadeia de produção têxtil e do vestuário. Estes profissionais da engenharia têxtil podem exercer a sua atividade no desenvolvimento e na fabricação dos fios, fibras, tecidos e não tecidos, mas também podem exercer as suas atividades nos setores de acabamentos têxteis, tingimento, lavandaria, e estamparia.
O engenheiro têxtil pode, ainda, atuar no controlo de qualidade dos artigos têxteis, na indústria de calçado, assim como na indústria do vestuário.
Além disso, este profissional pode optar por um trabalho de consultadoria e auditoria, assim como pela representação de equipamentos e peças.
Apesar de não serem opções tão ligadas à indústria têxtil, eles podem ainda trabalhar em indústrias de outros segmentos, como a indústria automobilística, pois trabalham com substratos têxteis. A indústria aeronáutica também tem contratado muitos engenheiros têxteis.
Além disso, eles também podem trabalhar na área do ensino e da pesquisa, dando aulas em universidades e trabalhando em institutos de pesquisa.
Quais as suas funções
Dependendo da área em que trabalha, o engenheiro têxtil pode exercer funções distintas, tendo em conta o seu cargo dentro da empresa.
No caso da pesquisa e desenvolvimento, a engenharia têxtil dedica-se ao estudo de texturas, estampas, tecidos, tinturaria, fazendo análises, assim como testes nas peças que forem criadas.
Se optar por trabalhar em processos industriais, saiba que o dia a dia é muito intenso. É sua função controlar, supervisionar, assim como analisar a produtividade. Além disso, fica encarregue de toda a logística da indústria de tecidos.
Quando opta por ingressar na área de projetos, fica encarregue de pensar toda a produção, antes do processamento. A sua função é pensar numa forma de montar uma linha de produção, quais os equipamentos a serem usados, assim como a tecnologia a ser implementada.
Saídas no Mercado de Trabalho
Em Portugal, existem poucos alunos a optar pela engenharia têxtil, o que quer dizer que existe falta destes profissionais no mercado, ainda mais com o crescimento da indústria têxtil no país nos últimos tempos.
Sendo assim, o mercado de trabalho consegue absorver os profissionais recém-formados, dando boas condições de trabalho e bom salário.
No Brasil, tendo em conta que são dos maiores produtores têxteis de todo o mundo, não faltam vagas de emprego, especialmente no Sudeste e Sul do país, onde está a maior parte destas indústrias.
Tendo em conta que os produtos têxteis chineses vieram dar uma sacudida na produção, estes profissionais acabam sendo contratados para outras áreas, como a indústria automotiva, esportiva, agronegócio, ou a construção civil, por exemplo.
Como entrar na carreira de Engenharia Têxtil
Para seguir a profissão de engenheiro têxtil, tem de ter o curso superior em Engenharia Têxtil.
Em Portugal, tem de ter o Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil, o qual tem duração de 5 anos. É possível também tirar a licenciatura em Ciências de Engenharia Têxtil, no entanto, estes não podem ser designados de engenheiros.
Durante o curso, o aluno estuda várias matérias gerais e específicas, entre as quais temos, por exemplo:
- Cálculo
- Matemática
- Álgebra Linear
- Química
- Física
- Informática
- Desenho Técnico
- Materiais Têxteis
- Materiais e Processos Têxteis
- Termodinâmica
- Métodos estatísticos
- Engenharia económica
- Desenho Têxtil
- Eletrotecnia e eletrónica
- Segurança e higiene no trabalho
- Engenharia e Gestão de qualidade
No final de curso, tem de fazer um projeto de investigação e desenvolvimento.
No Brasil, é é preciso ter o bacharelado, o qual tem duração de 5 anos. Durante os primeiros 2 anos, as disciplinas são mais gerais e teóricas, aprofundando nos anos seguintes.
De entre as disciplinas do curso, podemos encontrar, por exemplo:
- Lavanderia Industrial
- Ciência dos Materiais
- Química Analítica e Orgânica
- Mecânica dos fluídos e aplicada
- Tecnologia do Tingimento
- Termodinâmica
- Fibras Têxteis
- Controle de Qualidade
- Cálculo
- Matemática
- Física
- Gestão Ambiental
No final do curso, é necessário concluir um estágio, assim como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Onde estudar Engenharia Têxtil
Portugal:
Brasil:
Quer seguir a carreira de Engenharia Têxtil? Então comece ainda hoje a preparar-se para entrar neste curso e numa profissão de futuro com boas oportunidades!