O engenheiro industrial é um agente de transformação que usa os seus conhecimentos amplos para integrar sistemas, impulsionar a produtividade e melhorar as operações dentro de uma indústria.
A Engenharia e Gestão Industrial é uma disciplina multifacetada, a qual desempenha um papel crucial na otimização dos processos, assim como na melhoria da eficiência dentro de uma empresa.
Assim sendo, podemos dizer que os engenheiros industriais são os responsáveis pela eficiência de uma organização, uma vez que eles trabalham com esse objetivo primordial.
Se esta é uma área que te atrai, continua connosco e descobre o que faz um engenheiro industrial, quais as funções que ele tem no seu dia a dia de trabalho, quais são as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar na carreira de Engenharia e Gestão Industrial.
Vamos?
O que faz um Engenheiro Industrial?
O engenheiro industrial otimiza processos, melhora as operações, integra os sistemas e impulsiona a produtividade, trazendo eficiência para a organização. Assim, ele é o grande responsável por:
- Definir processo de fabrico
- Supervisionar todo o processo organizacional
- Garantir a qualidade para o fabrico dos produtos
Este profissional faz com que as indústrias funcionem com eficiência, em todos os processos e estágios de fabrico. Assim, ele procura soluções para que as máquinas e os funcionários consigam produzir produtos e serviços com mais qualidade e gastando menos recursos.
Atualmente, com as preocupações ambientais crescentes, a Engenharia e Gestão Industrial também se tem empenhado em desenvolver práticas e metodologias que reduzam os impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.
Portanto, os engenheiros industriais devem ter sempre a saúde, a segurança e a proteção dos recursos naturais como suas prioridades.
Quais as suas funções?
A principal função do engenheiro industrial é a de analisar e desenvolver sistemas que permitem otimizar a eficiência dos processos de uma organização.
A sua rotina de trabalho envolve outras tarefas, as quais variam muito do tipo de empresa para a qual trabalham, pois tanto pode atuar na otimização dos processos de fabrico de produtos até à melhoria da eficiência da administração do negócio.
Independentemente do setor em que atua, este profissional tenta encontrar formas de tornar o trabalho mais eficiente, mantendo a segurança dos trabalhadores, poupando recursos naturais e encontrando o equilíbrio entre tempo, mão-de-obra e energia.
De entre as suas responsabilidades, podemos destacar aqui:
- Analisar processos
- Analisar e desenvolver cronogramas de produção
- Desenvolver fluxos de produção
- Aplicar métodos científicos e matemáticos às operações e integração de sistemas
- Implementar melhorias nos processos
- Analisar e monitorizar os resultados e outras informações para depois criar soluções mais ágeis
- Aperfeiçoar os métodos de produção, tendo como prioridade a segurança dos trabalhadores
- Otimizar a cadeia de suprimentos
- Desenvolver sistemas de controlo financeiro
- Desenvolver sistemas de análise de custos
- Aplicar práticas sustentáveis
- Gerir a qualidade dos produtos e dos processos
- Fazer o design dos sistemas de coordenação de atividades
- Desenvolver o design dos sistemas de operação
Saídas no Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para os engenheiros industriais é amplo, uma vez que os seus conhecimentos podem ser aplicados em vários setores. No entanto, as indústrias são as que mais contratam estes profissionais.
Assim, se seguires Engenharia e Gestão Industrial, podes encontrar emprego facilmente em:
- Indústrias de serviços
- Indústrias de manufatura
- Institutos de pesquisa e desenvolvimento
- Prestadores de serviços logísticos
Podes ainda prestar serviços de consultoria em engenharia, tanto por conta própria, como para uma empresa que oferece esse serviço a terceiros.
Podes, também, atuar em posições de liderança, como gerente de operações, gerente de qualidade, consultor de eficiência, entre outros cargos superiores.
Qual o salário de um engenheiro industrial?
Os salários dependem sempre da empresa, do teu nível de experiência e do local em que trabalhas, independentemente da profissão. Estes fatores influenciam diretamente no salário oferecido e deves ter sempre isso em consideração.
No entanto, em média, um engenheiro industrial em Portugal ganha 15 mil euros por ano e no Brasil ganha uma média de 129 mil reais por ano.
Lembramos que este é um valor médio, podendo ser inferior ou superior, tendo em conta os fatores acima mencionados.
Como entrar na carreira de Engenheiro Industrial?
Se queres seguir a profissão de engenheiro industrial, tens de ter uma formação académica em Engenharia e Gestão Industrial (em Portugal, deves tirar, pelo menos, a licenciatura e no Brasil tens de concluir o bacharelado).
É fundamental que procures desenvolver habilidades e conhecimentos importantes durante a tua formação, principalmente:
- Pensamento lógico e objetivo
- Boa comunicação
- Técnicas computacionais e softwares relevantes na área
- Psicologia Organizacional e Sociologia do Trabalho
- Legislação aplicada na área
- Segurança e qualidade industrial
- Estatística, cálculo, termodinâmica
- Matemática financeira, contabilidade e análise de investimentos
Depois de teres concluído a tua formação universitária, tens de te registar na Ordem dos Engenheiros. Se quiseres atuar no Brasil, tens de estar inscrito no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
Onde estudar Engenharia e Gestão Industrial?
Para te tornares engenheiro industrial tens de fazer o curso de Engenharia e Gestão Industrial. Este é um curso universitário e, portanto, deves procurar faculdades que ofereçam esta formação em particular.
Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns exemplos para que possas iniciar a tua pesquisa.
Portugal:
- Universidade Nova de Lisboa (UNL)
- Técnico da Universidade de Lisboa
- Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
Brasil:
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
- Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
Se queres seguir a profissão de engenheiro industrial, então dedica-te aos estudos e procura sempre novos conhecimentos e habilidades. Com toda a certeza, vais alcançar tudo aquilo a que te propões.