O geneticista é um profissional da área da saúde e da ciência especializado em genética. Ele é responsável por estudar os genes, assim como todas as informações que estão contidas neles. Além disso, também estuda a interação dos genes com fatores ambientais que podem originar condições adversas.
Para iniciar a carreira na genética, deve tirar essa especialização depois da conclusão do curso de medicina, biologia, biomedicina, bioquímica, entre outros possíveis.
A área de atuação é vasta, indo desde o ensino e a pesquisa, à genética médica, ecologia molecular, desenvolvimento de diagnósticos e medicamentos, ou genética forense, por exemplo.
Se está interessado em ingressar na área da genética, então veja agora o que faz um geneticista no seu dia a dia, quais as suas funções, quais as saídas no mercado de trabalho e como iniciar a sua carreira neste universo tão fascinante!
O que faz um Geneticista?
Os geneticistas pesquisam e manipulam a genética, de uma forma geral. Dependendo da área de atuação, as funções específicas variam. De entre as muitas tarefas, podemos falar, por exemplo, de:
- Aconselhamento genético – O profissional identifica tendências genéticas nos pais que pretendem ter filhos.
- Pesquisa de doenças genéticas
- Desenvolvimento de medicamentos novos
- Aperfeiçoamento de raças de animais
- Desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados
Normalmente, para ingressar na área, os cursos de base são os de Medicina e Biologia, embora possam ser outros, como vimos anteriormente. No entanto, para o geneticista fazer intervenção clínica, é necessário que tenha o curso de medicina.
Independentemente da área de atuação, a maioria dos geneticistas executam tarefas idênticas, como por exemplo:
- Escolhem os tópicos a serem estudados
- Desenvolvem um plano de investigação genética
- Fazem uso de técnicas genéticas na preparação e análise de amostras
- Fazem o registo dos resultados dos testes e experiências
- Interpretam resultados
- Desenvolvem metodologias com estatísticas e dados
- Fazem publicações em artigos científicos
Quais as suas funções
Estes profissionais desempenham funções específicas de acordo com a sua área de atuação. Vejamos, então, em maior detalhe!
Pesquisas
Os geneticistas que optam por uma carreira de investigação podem trabalhar em diversos locais, como por exemplo, centros de pesquisa, universidades, indústria farmacêutica ou em campo.
Nesta área, os profissionais usam todo o seu conhecimento em prol da sociedade em geral:
- Desenvolvendo novos medicamentos para o tratamento de condições genéticas,
- Fazendo análises de características genéticas
- Procurando melhorar a agricultura
- Conservando a vida selvagem
- Procurando o bem-estar dos organismos
Ensino
O geneticista também pode optar por uma carreira na área do ensino. Geralmente, estes trabalham também no ramo da pesquisa. Além de darem aulas de Genética, eles também são responsáveis por liderar equipas de alunos-pesquisadores.
Genética Clínica
Esta é uma área específica da medicina, sendo exclusiva dos médicos geneticistas, ou seja, aqueles que tiraram o curso de medicina e fizeram especialização em genética.
Neste caso, eles são responsáveis por, por exemplo:
- Fazer o diagnóstico de condições genéticas
- Tratar condições genéticas
- Aconselhar sobre os melhores tratamentos para condições genéticas
Saídas no Mercado de Trabalho
Os geneticistas podem trabalhar em diversos setores, pois são várias as áreas em que a genética está intrínseca.
A maioria dos profissionais trabalha em hospitais, clínicas, assim como em consultórios, especialmente aqueles que são médicos geneticistas.
No entanto, é possível também trabalhar na Indústria de Medicamentos e Laboratórios de exames genéticos. Neste caso, não é obrigatório ser-se médico, podendo tirar, por exemplo, o curso de Biologia com especialização posterior em Genética.
As empresas do setor agropecuário também procuram estes profissionais, pois são eles que pesquisam e desenvolvem alimentos geneticamente modificados e melhoram as raças do animais por meio da genética.
Instituições de pesquisa também absorvem muitos dos geneticistas, como universidades, por exemplo, que aproveitam os investigadores para darem aulas também.
Como entrar na carreira de Geneticista
Em Portugal, a maioria dos geneticistas segue a carreira médica, tornando-se médicos geneticistas. Sem dúvida, Portugal tem profissionais muito qualificados na área, sendo reconhecidos mundialmente.
No entanto, também é possível ingressar em genética pelos cursos de:
- Biologia,
- Biotecnologia,
- Medicina dentária,
- Medicina Veterinária,
- Bioquímica,
- Ciências Farmacêuticas,
- Psicologia,
- Sociologia,
- Enfermagem,
- Tecnologias da Saúde.
No Brasil, as regras são idênticas às de Portugal. Para seguir a carreira de medicina genética, é obrigatória a graduação de medicina, mas com especialização em genética.
No entanto, também poderá ingressar em genética com os cursos de:
- Biologia (bacharelado)
- Biomedicina
- Biotecnologia
- Medicina Veterinária
- Zootecnia
É essencial que o aluno saiba de antemão a área em que quer atuar para escolher o seu curso de base, pois tem grande influência mais tarde.
Por exemplo, se quiser trabalhar em aconselhamento genético, ou tira o curso de medicina com especialização em genética, ou tira o curso de Biomedicina com especialização em genética.
Mas se quiser atuar na área farmacêutica, no desenvolvimento de medicamentos, ou se quiser atuar na área de alimentos geneticamente modificados, o ideal é tirar o curso de Biologia ou Biotecnologia, com posterior especialização em Genética.
E se quiser atuar para o setor agropecuário, então o melhor será o curso de base de Medicina Veterinária, ou Zootecnia, com posterior especialização em genética.
Onde estudar Genética
Portugal:
- Genética médica e laboratorial – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)
- Biologia Molecular e Genética – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
- Genética e Biotecnologia – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
- Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina – Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT)
Brasil:
- Genética e Biologia Molecular – Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB)
- Genética Humana – Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
Sem dúvida, a carreira de geneticista oferece grandes oportunidades para os jovens que procuram um emprego bem remunerado, com várias oportunidades de emprego e progressão na carreira. Uma excelente escolha, com toda a certeza!