O gerente de programas, também conhecido como program manager, é o profissional responsável por assegurar que as metas de uma organização/negócio são cumpridas. Mais do que estar a par de tudo o que se faz num projeto, ele coordena todos os projetos da organização, fazendo uma gestão proativa do progresso destes.
Para quem gosta das áreas de Recursos Humanos, Gestão e Administração, esta pode ser uma excelente oportunidade profissional.
Se queres saber mais sobre esta profissão, continua connosco e descobre o que faz um gerente de programas, quais as tarefas que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como o que precisas de fazer para entrar nesta carreira.
O que faz um Gerente de Programas (Program Manager)?
O gerente de programas garante que as metas da empresa, ou negócio, são cumpridas. Ou seja, ele é a pessoa que assegura que as estratégias mais amplas da organização são implementadas e cumpridas, indo ao encontro dos objetivos da gestão.
É importante dizer que este profissional atua em programas e não em projetos (a pessoa responsável por estes últimos é o gerente de projeto). Os projetos são temporários, enquanto os programas dizem respeito a estratégias mais amplas, as quais envolvem vários projetos.
Assim, os program managers são responsáveis por desenvolver, implementar e acompanhar as estratégias de longo prazo, assim como por acompanhar as métricas. Também são eles que introduzem programas em sistemas que já existem.
Quais as suas funções?
O gerente de programas assume várias responsabilidades no seu dia a dia de trabalho. A sua principal função é assegurar o cumprimento dos programas da empresa/negócio. No entanto, as suas tarefas desdobram-se em outras, entre elas:
- Planeamento de projetos e implementação destes em programas
- Especificação de diretrizes
- Gestão de marketing e comunicação (de forma geral)
- Avaliação dos projetos e programas
- Definir métodos e estabelecer prioridades
- Processar resultados
- Formação e orientação dos profissionais alocados nos projetos e programas
- Reportar à gestão os resultados obtidos
Saídas no Mercado de Trabalho
Os gerentes de programas encontram vagas de trabalho em empresas grandes, pois são estas que necessitam de um profissional alocado, única e exclusivamente, à gestão dos programas.
Tens mais oportunidades em empresas de Tecnologias da Informação (TI), Recursos Humanos, Ciências e Engenharia. No entanto, existem grandes organizações de outros setores que também contratam program managers.
Qual o salário de um Program Manager?
O gerente de programas aufere um salário de, em média, 125 dólares por hora. No entanto, este valor varia conforme o tamanho da empresa, a experiência demonstrada e o país onde a organização se encontra.
Por exemplo, um program manager nos EUA ganham dentre 100 000 e 180 000 $ anuais. Já em Portugal, este profissional tem um salário anual que vai dos 40 000 aos 80 000 €. No Brasil, o gerente de programas recebe entre 100 000 e 200 000 R$ por ano.
Como entrar na carreira de Gerente de Programas (Program Manager)?
Para seguires a profissão de gerente de programas, é importante que tenhas uma formação universitária em Economia, Gestão, Engenharia ou TI. Ter experiência profissional anterior em cargos de gestão é um dos requisitos, igualmente. Portanto, é normal que comeces a tua carreira em cargos menores.
Se tiveres oportunidade, faz também outros cursos complementares, pois vão dar-te mais conhecimentos e abrem-te mais portas para seguires a profissão de gerente de programas. Entre eles, os mais adequados são os de Technical Program Management, Program Manager Essentials e Strategic Program Management.
Além da formação, é indispensável que tenhas certas habilidades:
- Experiência com computadores e competência a trabalhar com Microsoft (Word, Excel e Outlook)
- Capacidade de liderança e de comunicação
- Experiência com ferramentas e metodologias de gestão de projetos
- Trabalhar em equipa
- Resiliência
- Assertividade
Onde estudar para Gerente de Programas?
Como vimos, para seguires a carreira de gerente de programas, tens de ter uma formação universitária em Economia, Gestão, Engenharia ou TI. Nesse sentido, deves procurar faculdades que ofereçam uma boa formação numa destas áreas.
Aqui deixamos-te algumas opções que podes considerar.
Portugal:
- Economia – Universidade de Coimbra; Faculdade de Economia do Porto; Universidade do Minho
- Engenharia Informática – Universidade de Aveiro; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Brasil:
Se queres tornar-te gerente de programas, estuda bastante, escolhe uma boa formação e, se puderes, faz um curso complementar em Program Management. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso.