Um profissional de gestão ambiental é responsável por fazer o melhor aproveitamento do espaço, assim como o melhor aproveitamento dos recursos naturais, de forma a evitar o desperdício ao máximo, quer da empresa, quer da sociedade em geral.
O gestor ambiental é, nos dias de hoje, uma peça fundamental, pois passamos por uma altura muito crítica em relação ao meio ambiente. O uso efetivo e maximizado dos recursos naturais é, sem dúvida, imprescindível para a sustentabilidade do planeta.
Sendo assim, podemos dizer que este profissional ergue a bandeira de uma das maiores lutas atuais: salvar o ambiente e o planeta. E isso é motivo de muito orgulho!
Veja então agora o que este profissional faz no seu dia a dia!
O que faz um profissional de gestão ambiental?
Um gestor ambiental está sempre preocupado com a relação do ser humano com o meio ambiente. O principal objetivo é garantir uma gestão efetiva e otimizada dos recursos naturais, para que os impactos ambientais causados pela exploração do homem sejam minimizados ao máximo.
O profissional de gestão ambiental trabalha mais com atividades económicas, as quais geram impacto no meio ambiente e na sociedade em geral, embora englobe também a área ambiental e social.
De entre algumas das suas tarefas, podemos destacar aqui, por exemplo:
- Adotar medidas para fazer o reaproveitamento de águas
- Medidas para minimizar o impacto na extração de recursos ou bens naturais
- Medidas para proteger e cuidar da fauna, flora e solo
- Implementar reciclagem de produtos
O objetivo final é, sempre, evitar gastos para a empresa, diretos ou indiretos, mas minimizando sempre o impacto das atividades da organização no meio ambiente.
Então, o gestor ambiental pode ser definido como um administrador do meio ambiente. Até porque é ele que decide tudo o que está relacionado à exploração dos recursos naturais.
Tendo em conta a preocupação crescente das marcas em serem associadas à sustentabilidade, é uma profissão muito versátil, podendo trabalhar para empresas que estejam ligadas diretamente, ou não, ao setor.
Quais as suas funções
O profissional em gestão ambiental ocupa um cargo de grande responsabilidade, pois ele está encarregue de encontrar soluções que permitam melhorar as nossas condições ambientais.
Vejamos algumas das suas funções mais importantes:
- Racionalizar o uso dos recursos naturais
- Adotar um sistema de reciclagem de resíduos
- Estabelecer e implementar métodos para a manutenção da biodiversidade
- Implementar um sistema de tratamento e reaproveitamento de água e outros recursos
- Elaboração de produtos com o mínimo de impacto ambiental
- Aplicação de sistemas não poluentes, como o sistema carbono zero
- Formar todos os funcionários para que garantam a sustentabilidade
Como já dissemos, ele pode trabalhar em vários tipos de empresas, estando elas associadas diretamente ao setor, ou não.
- Organizações Não Governamentais (ONGs)
- Instituições públicas
- Indústrias
- Empresas privadas
- Consultadorias / Consultorias
- Fundações
Sem dúvida, não há nenhuma empresa que não tenha entendido a grande necessidade de racionalizar os recursos naturais, assim como a necessidade de preservar o meio ambiente.
Por isso, o gestor ambiental é cada vez mais importante para a nossa sociedade, e é cada vez mais procurado por parte das organizações.
Apesar da imensa importância destes profissionais, ainda existem poucos formados na área, o que leva a uma alta empregabilidade.
Áreas em que trabalha
O gestor ambiental pode trabalhar, como vimos, em vários setores de atividade e também pode atuar em diversas áreas. Vejamos!
- Educação – O profissional de gestão ambiental cria programas para consciencializar os outros para a importância de se preservar o meio ambiente. Ele poderá atuar desta forma em escolas, mas também em empresas.
- Recuperação de áreas degradadas – O profissional investiga as áreas contaminadas ou com desflorestação / desmatamento, para depois criar um programa de recuperação da biodiversidade naquela região.
- Geoprocessamento – O profissional trata todos os dados e informações geográficos para depois desenvolver projetos de gestão urbana, ocupação humana, entre outros.
- Certificação – Fica responsável por implementar a legislação ambiental em vigor e adaptar todos os processos da empresa para ficar em conformidade.
- Extração de Recursos Naturais – Ele faz todo o acompanhamento do processo de extração de recursos naturais, tendo como objetivo minimizar ao máximo o impacto no meio ambiente.
- Políticas Públicas – O profissional em gestão ambiental que se dedique a políticas públicas é responsável por definir todas as políticas para a recuperação do meio ambiente.
Saídas no mercado de trabalho
Todos sabemos que o meio ambiente, e a sua preservação e recuperação, é uma prioridade mundial. Como tal, o mercado de trabalho para os profissionais de gestão ambiental está em constante expansão.
Poderá trabalhar em empresas públicas, privadas, organizações não governamentais e fundações, com o objetivo de desenvolver uma série de programas de responsabilidade ambiental, mas também social.
Estes profissionais também podem optar por se tornarem freelancers, prestando serviços de consultadoria / consultoria, tanto para instituições públicas, como para empresas privadas.
Como entrar na carreira de gestão ambiental
Um curso superior é fundamental para entrar na carreira de gestão ambiental, pois requer conhecimentos específicos e aprofundados. Poderá ingressar no mercado de trabalho com a licenciatura mas, se quiser progredir na carreira e especializar-se em uma determinada área, deverá prosseguir os estudos para mestrado e pós-graduações.
Onde estudar Gestão Ambiental
Portugal:
Brasil:
- Gestão Ambiental:
A gestão ambiental é uma área com muito potencial, e estes profissionais qualificados são essenciais para tornar o nosso planeta sustentável e habitável. Por isso, o gestor ambiental é um dos profissionais de futuro e de grande referência. Se esse é o teu sonho, a equipa do Guia das Profissões, deseja-te o maior sucesso e agradecemos o teu contributo para o nosso planeta.