O massagista desportivo é o profissional que realiza massagens com foco em zonas corporais que são essenciais à atividade desportiva do atleta (profissional ou amador). Geralmente, o massagista trabalha em conjunto com o fisioterapeuta desportivo, especialmente quando se trata do tratamento e seguimento de atletas profissionais.
Se gostas da área da fisioterapia desportiva, mas não queres seguir um curso superior, esta pode ser uma profissão excelente para ti.
Continua connosco e descobre o que faz um massagista desportivo, quais as tarefas que tem no seu dia a dia de trabalho, as possíveis saídas profissionais e o que precisas para entrar nesta carreira.
Vamos?
O que faz um Massagista Desportivo?
O massagista desportivo realiza massagens desportivas. Estas massagens consistem em técnicas de manipulação específicas das estruturas músculo-esqueléticas, mas com enfoque nas zonas corporais que são essenciais à atividade desportiva dos atletas.
Este profissional tem conhecimentos específicos que lhe permite tratar atletas profissionais e amadores, utilizando técnicas com características específicas no que respeita à localização, pressão, velocidade e intensidade.
Além das massagens desportivas, este massagista também recorre a exercícios de alongamentos, assim como mobilizações, como um complemento da terapêutica.
Estas massagens são muito usadas para preparar os músculos para os treinos, assim como aliviar as tensões e retirar o ácido láctico dos músculos no pós-treino, acelerando a recuperação muscular após um treino intensivo.
A massagem desportiva permite que o oxigénio e o sangue voltem aos músculos a um ritmo normal, além de reparar os tecidos musculares, o que permite que estes de tornem mais resistentes e fortes.
Além disso, o massagista desportivo é capaz de reduzir edemas e alongar os ligamentos e tendões que estejam contraídos, melhorando a performance do atleta.
Quais as suas funções?
As principais funções do massagista desportivo são evitar lesões musculares nos atletas, assegurar que estes têm uma boa recuperação do treino e que estão preparados para o treino que vão realizar.
Para um trabalho seguro e com otimização de resultados, os massagistas desportivos trabalham em conjunto com fisioterapeutas desportivos, os quais indicam o melhor tratamento a ser efetuado.
Além disso, o massagista aplica técnicas capazes de:
- Melhorar o tónus muscular
- Aumentar a performance física
- Reabilitar tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos)
- Estimular a circulação sanguínea
- Estimular o sistema linfático
- Eliminar toxinas da musculatura
- Estimular a produção de adrenalina
- Aliviar dores pós-treino
- Melhorar a elasticidade
- Equilibrar o sistema nervoso autónomo
Estas massagens, pelos seus benefícios, são aplicadas no pré e pós-treino, por vezes durante o treino, e são essenciais em pré-competição, competição e pós-competição, de forma a assegurar que o atleta tem uma alta performance.
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Saídas no Mercado de Trabalho
Como massagista desportivo, podes encontrar trabalho em diferentes espaços, como SPAs, clínicas e centros de estética, centros de terapias, Health Clubs, clubes desportivos, ginásios, entre outros espaços que ofereçam serviços especializados a atletas amadores ou profissionais.
Esta é uma profissão com bastante relevância no mercado, até porque todos os atletas precisam de um trabalho de massagem terapêutica e desportiva para alcançarem o seu máximo. Nesse sentido, encontras nesta carreira uma boa perspetiva para o teu futuro profissional.
Além disso, existem cada vez mais pessoas a optar por um estilo de vida ativo e a levarem o desporto a sério, mesmo sem entrarem em competições. Por isso, a procura por profissionais qualificados para realizar massagens terapêuticas e desportivas aumentou muito nos últimos anos e a tendência é para que essa procura seja mais elevada nos próximos anos.
Como entrar na carreira de Massagista Desportivo?
Para seguires a profissão de massagista desportivo tens de fazer um curso de massagem terapêutica e desportiva. Não precisas de um curso superior em Fisioterapia, mas é essencial que tenhas uma boa formação em massagem terapêutica e direcionada para o Desporto.
Este curso vai preparar-te para tratares de atletas, os quais têm necessidades específicas e diferente da população em geral. Vais adquirir conhecimentos de anatomia, técnicas de massagem desportiva, massagem para pré e pós cirurgia.
Se quiseres, mais tarde, podes investir numa formação superior em Fisioterapia, com especialidade em Fisioterapia Desportiva. Esta qualificação vai permitir-te crescer na carreira sem que deixes de fazer aquilo que realmente gostas.
Onde estudar para Massagista Desportivo?
Como dissemos, para seguires a profissão de massagista desportivo, tens de fazer um curso de massagem terapêutica e desportiva. Esta formação vai permitir-te realizar massagens desportivas e certificar-te para esta carreira.
Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns exemplos de cursos que se enquadram nas competências que tens de adquirir.
Portugal:
- Curso de Massagem Desportiva – PROMOFITNESS
- Curso intensivo de Massagem Desportiva – CIT
Brasil:
- Curso de Massoterapia Desportiva – Fisiomassoterapia
- Curso de Massagem Desportiva – Bergqvist
O teu sonho é trabalhares com atletas e tornares-te massagista desportivo? Então procura uma boa formação, pois vai fazer toda a diferença no teu futuro e evolução profissional. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo a que te propões. Sucesso!