Odontologia, no Brasil, ou Medicina Dentária, em Portugal, é uma profissão da área da saúde humana. Os odontologistas, ou médicos dentistas, estudam e tratam todo o sistema estomatognático, o qual compreende a cavidade bucal, o crânio, o pescoço, assim como a face. Sendo assim, ele trata não só os dentes, como os tecidos, articulações, ossos e musculatura da boca.
No Brasil, assim como em Portugal, a Odontologia, ou Medicina Dentária, é uma área independente da Medicina. Em Medicina formam-se estomatologistas enquanto que os médicos dentistas, ou odontologistas, formam-se em Medicina Dentária, um curso paralelo.
Tendo em conta que a saúde oral é fundamental para a sociedade em geral, então estes profissionais são de extrema importância.
Se quer saber mais sobre esta profissão, o que estes profissionais fazem no seu dia a dia e as funções desempenhadas, como é o mercado de trabalho, e o que precisa fazer para seguir esta carreira, então continue a ler este artigo! Confira!
O que faz um profissional de Odontologia
Sem dúvida, os problemas de saúde oral têm implicações sérias na saúde em geral. Por isso, o cuidado com a saúde dentária é cada vez maior. Além de questões de saúde, existem as questões estéticas. Por isso, cada vez mais pessoas procuram os serviços de medicina dentária (odontologia).
Os médicos dentistas (cirurgiões dentistas) fazem o diagnóstico de patologias orais e maxilares, e procedem ao seu tratamento, assim como atuam na prevenção destas patologias.
Quais as suas funções
As funções do Odontologista, ou Médico-Cirurgião, varia muito de acordo com a sua área de atuação e especialidade.
Vejamos as mais importantes:
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
O especialista em Odontologia faz o diagnóstico de doenças, lesões, traumatismos e anomalias, assim como realiza o seu tratamento cirúrgico.
Na prática, este médico dentista realiza, por exemplo:
- Biópsias
- Implantes
- Enxertos
- Cirurgias protéticas, ortodônticas e Otognásticas
- Tratamentos cirúrgicos de cistos, tumores malignos, doenças das glândulas salivares, afeções perirradiculares e radiculares, entre outros.
Dentística
Esta especialidade dedica-se a procedimentos preventivos, terapêuticos e operatórios, com o intuito de preservar a integridade do dente e para devolver a anatomia estética e funcional de dentes danificados.
Endodontia
O especialista nesta área tem como principal função preservar o dente do doente. Por isso, ele trata a estrutura interna do dente (polpa dentária). No Brasil, este procedimento é conhecido vulgarmente como tratamento de canal.
Odontologia Legal
O profissional a trabalhar nesta área pesquisa os fenómenos físicos, químicos, biológicos e psicológicos que poderão atingir o ser humano, originando lesões totais, ou então parciais.
De entre as suas funções específicas, destacam-se, por exemplo:
- Identificação humana pela dentição
- Perícia criminal
- Elaboração de relatórios, atestados, laudos e pareceres
- Deontologia Odontológica
- Balística forense
- Orientação Odonto-legal
Odontopediatria
Esta especialidade foca no diagnóstico de problemas de saúde oral e bucal da criança, assim como no seu tratamento. Este profissional também orienta para as melhores práticas de higiene oral.
Ortodontia
O profissional em odontologia especialista em ortodontia foca o seu trabalho na correção das estruturas dentárias e dento-faciais.
Periodontia
Neste caso, o médico dentista trata doenças periodontais e gengivais, tendo como objetivo restabelecer a saúde periodontal.
Prótese Dentária
Outra das áreas mais procuradas na Odontologia é a de prótese dentária. Estes profissionais são responsáveis por restabelecer o sistema estomatognático, olhando não só para a estética, mas para a saúde e conforto do paciente.
Saídas no Mercado de Trabalho
Com as mesmas competências que os Médicos Dentintas, temos os Médicos Estomatologistas. No entanto, estes são profissionais formados em Medicina, com especialização em Estomatologia. Por isso, estes integram a Carreira Médica Hospitalar, e são eles que trabalham em hospitais, centros de saúde e clínicas privadas.
Em Portugal, os Médicos Dentistas, pelo contrário, não exercem funções em Hospitais, atuando, quase que de forma exclusiva, em Clínicas Privadas, com exceção dos Açores e da Madeira, onde os dentistas exercem funções em Centros de Saúde também.
Tendo em conta que existem cada vez menos profissionais Médicos Estomatologistas, tendo sido encerrados vários serviços de Estomatologia em todo o país, então é normal que a tendência seja a de maior contratação de Médicos Dentistas.
No Brasil, a odontologia tem vindo a sofrer uma quebra substancial nas últimas décadas, especialmente no setor privado. Esta é uma situação que é paradoxal, até porque a população brasileira, especialmente a mais carente, tem uma alta prevalência de doenças bucais.
Como entrar na carreira de Odontologia (Medicina Dentária)
Para entrar na carreira de Medicina Dentária, Odontologia, o profissional tem de concluir o curso superior correspondente.
Em Portugal, o profissional deverá ter concluído o curso superior em Medicina Dentária, mas também necessita estar inscrito na Ordem dos Médicos Dentistas. Só aqueles que fazem parte da Ordem podem exercer a profissão.
O curso tem duração de 5 anos e incluiu a formação em diversas áreas, como por exemplo:
- Fisiologia
- Anatomia
- Patologia
- Histologia
- Imunologia
- Bioquímica
- Microbiologia
- Radiologia
- Endodontia
- Periodontia
- Próteses
- Ortodontia
- Odontopediatria
Os alunos do curso iniciam as suas aulas práticas desde o segundo ano, quando começam a treinar restaurações, entre outros procedimentos, mas em laboratório. Os atendimentos em clínica de odontologia tem apenas uma função preventiva.
Só a partir do terceiro ano é que os alunos atendem pacientes na clínica da faculdade. Geralmente, as cirurgias são feitas pelos professores, com auxílio dos alunos.
Onde estudar Odontologia (Medicina Dentária)
Portugal:
- Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP)
- Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (ISCS-N/CESPU)
- Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa
- Instituto de Ciências de Saúde Egas Moniz
- Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
- Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL)
Brasil:
Se quer seguir a carreira de Odontologia, ou Medicina Dentária, então invista na sua formação! Sem dúvida, bons profissionais destacam-se sempre no mercado de trabalho!