O paramédico é o profissional que atua na área do socorro pré-hospitalar, pois aplica técnicas médicas que seja necessárias antes do paciente chegar ao hospital, de forma a garantir um melhor atendimento, e também reduzir a probabilidade de complicações e mortes.
Este profissional pode ser socorrista, ou técnico de emergência médica. No entanto, em ambos os casos, ele é responsável por cuidar do paciente até que ele chegue ao hospital.
Apesar de ser um profissional de saúde, não faz parte do corpo médico.
No Brasil, os paramédicos são conhecidos como SGT TEM, Sargento Técnico em Emergência Médica.
Se está a pensar seguir esta profissão, então continue a ler este artigo e saiba como é a rotina de trabalho do paramédico (SG TEM), quais as funções que desempenha, as saídas no mercado de trabalho, e o que precisa fazer para entrar nesta carreira. Confira!
O que faz um Paramédico?
Os paramédicos aplicam técnicas médicas nos pacientes fora do ambiente hospitalar. Eles respondem às emergências médicas, cuidando dos primeiros socorros no local, e aplicando técnicas médicas durante todo o percurso até ao Hospital.
Os paramédicos estão habilitados a fazer todos os procedimentos de Suporte Avançado de Vida, como é o caso de acessos venosos, por exemplo, ou intubações e administração de medicamentos. Pelas suas funções, muitos paramédicos são formados em Enfermagem.
O dia a dia deste profissional varia muito de acordo com a sua área de atuação, assim como a formação que dispõe. No entanto, de forma geral, eles fazem o diagnóstico no paciente, curativos, assim como serviços médicos e preventivos, sendo que estes serviços são bem mais limitados do que os serviços médicos.
Ele responde às chamadas de emergência médicas para tratarem o paciente no local, mas também garantem o transporte de feridos e doentes em segurança para um hospital.
Tendo em conta a sua função, é fundamental que o profissional tenha conhecimentos sobre vários tratamentos médicos, de forma a prestar um bom serviço.
Atualmente, as ambulâncias estão equipadas com os mais diversos aparelhos médicos, essenciais para a estabilização de doentes em situação de emergência médica, como aparelhos de raios X e eletrocardiogramas, por exemplo, os quais o paramédico tem de estar habilitado a usar.
Quais as suas funções
Sem dúvida, a função principal do paramédico é garantir que o paciente chegue ao hospital estável. Por isso, ele pode ter de fazer procedimentos médicos de emergência, para tratar e estabilizar o doente, no local, e durante toda a viagem até à chegada a uma instituição médica.
Para isso, o profissional pode, por exemplo:
- Administrar medicamentos intravenosos e orais
- Fazer suporte cardíaco
- Fazer procedimentos respiratórios de emergência
- Estabilizar lesões no pescoço e na cabeça
- Fazer curativos
- Técnicas de ressuscitação
- Estabilização de ossos fraturados
- Fazer partos de emergência
Saídas no mercado de trabalho
Se quer seguir a carreira de paramédico, então saiba que existe uma grande oferta de trabalho para estes profissionais. No Brasil, em particular, as vagas são muitas, pois existe uma deficiência evidente de profissionais qualificados de saúde.
Além disso, como não existem cursos reconhecidos pelo MEC, é necessário alocar outros profissionais de saúde neste cargo, como enfermeiros, técnicos de emergência médica, socorristas e fisioterapeutas.
Já em Portugal, esta é uma profissão ocupada maioritariamente por enfermeiros, sendo uma das opções para os profissionais formados em enfermagem, especialmente porque não existem vagas de trabalho suficientes para escoar todos os formados.
Como entrar na carreira de Paramédico
No Brasil, se quiser seguir a carreira de Paramédico, é necessário cursar a faculdade de enfermagem ou medicina, preferencialmente, ou então fisioterapia. O curso de TEM não é reconhecido pelo MEC, mas é vantajoso para a aquisição de conhecimentos práticos específicos para o exercício da função. Este curso só está disponível, atualmente, nos Corpos de Bombeiro Militar e nas Forças Armadas.
Em Portugal, deverá tirar a licenciatura de Enfermagem. Pode também tirar o curso específico de socorrista da Cruz Vermelha.
Durante o curso, deverá aprender os principais tratamentos durante uma emergência médica, como os passos a seguir perante uma paragem (parada) cardiorespiratória, usar desfibriladores, e técnicas para estabilizar lesões, por exemplo.
A escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa é uma referência a nível nacional, muito pela oferta bem diversificada na área do socorrismo, e tem certificação nacional e internacional.
De entre os vários cursos, encontra:
- Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa
- Suporte Básico de Vida
- Primeiros Socorros (Europeu)
- Básico de Primeiros Socorros
- Socorrismo Pediátrico
- Tripulante de Ambulância de Transporte
- Técnico Socorrista de Proximidade
- Tripulante de Ambulância de Socorro
- Primeiros Socorros Psicológicos
Depois do curso, e perante a aprovação, fica habilitado a trabalhar em equipas (equipes) do INEM (Portugal) e SAMU (Brasil). Poderá também desempenhar as funções de paramédico em serviços de atendimento de emergência em acidentes rodoviários, emergências em hospitais, ou em equipas de resgate do Corpo de Bombeiros.
Independentemente do local de trabalho, os paramédicos estão sempre sob a supervisão de médicos.
Onde estudar para Paramédico
Para se tornar um paramédico, como foi dito, deverá ter concluída a licenciatura em Enfermagem ou Medicina. Depois de concluída, poderá fazer os cursos especializados para a profissão. São esses cursos específicos que apresentamos aqui.
Portugal:
Brasil:
Se está a pensar seguir a carreira de paramédico, saiba que o caminho é longo e árduo. Sem dúvida, o curso de medicina é um dos mais longos e difíceis, mas o de enfermagem também não é muito mais fácil. No entanto, se esse é o seu sonho, invista nele, porque é das profissões mais compensadoras a nível pessoal!
6 comentários em “Paramédico”
e compo funciona a carga horaria de um paramedico
Olá Beca.
A resposta a essa pergunta depende de fatores como, por exemplo, o tipo de vínculo contratual do Paramédico e o tipo de instituição onde trabalha. Portanto, o ideal será tentar procurar informação diretamente junto de profissionais e/ou de empresas da área.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!
Gostaria de servir os outros como parademedica ( sou técnica auxiliar de farmácia ) posso tirar algum curso na cruz vermelha portuguesa em torres Novas? Tenho 55 anos ( será a idade um impedimento?
Olá Catarina,
A idade nunca deve ser um impedimento para aprender uma nova profissão, nem tão pouco para mudar de carreira.
Quanto à outra dúvida, não estamos em condições de responder. O ideal é procurar essa informação diretamente junto da Cruz Vermelha.
Esperamos que cumpra o seu sonho!
Quais as principais dificuldades/obstáculos desta profissão?
Quais os principais pontos positivos desta atividade profissional?
Que benefícios pessoais posso alcançar com o desempenho desta profissão?
Onde posso trabalhar?
Olá Tiago,
Esta profissão é muito desafiante, mas também muito estimulante em termos pessoais, pois, no fundo, ajuda a salvar vidas.
Trata-se de uma área muito particular e que exige capacidades interpessoais específicas, para poder ser realizada com sucesso.
Sugerimos que leia com atenção o conteúdo aqui revelado sobre a profissão e que reflictas se se encaixa naquilo que queres para o teu futuro e nas tuas competências pessoais.
Quanto a saídas de trabalho, geralmente estão limitadas às instituições médicas públicas, como o INEM em Portugal.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!