O Professor de Krav Maga, ou instrutor de Krav Maga, é um professor que ensina esta arte marcial de defesa pessoal a crianças, adolescentes e adultos que queiram iniciar ou desenvolver as suas habilidades na mesma.
Se gostas de desporto e praticas Krav Maga, então esta pode ser uma excelente profissão para ti. Ensinar os outros é uma bela função, pois mais do que passar um ensinamento, tornamo-nos uma referência para os alunos.
Portanto, se gostas desta arte marcial, mas tens uma vocação para a área do ensino e gostavas de passar o teu conhecimento para os outros, continua connosco e descobre o que faz um Professor de Krav Maga, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais que tens à tua disposição, assim como outras dicas para entrares nesta carreira.
Vamos?
O que faz um Professor de Krav Maga?
O Professor de Krav Maga dá aulas desta arte marcial a crianças, adolescentes e adultos que queiram iniciar ou aprofundar-se na mesma. O Krav Maga é uma luta corpo a corpo, mas tendo como base a defesa pessoal. Esta envolve uma série de técnicas de luta, as quais permitem que os alunos sejam capazes de se defender de socos, joelhadas, cotoveladas, mas também de ataques com armas de fogo, facas ou bastões, por exemplo.
O Krav Maga foi desenvolvido pelo exército israelense para fins de autodefesa. Assim, esta é uma arte marcial excelente para preparar os alunos para eventos reais de confronto. Os instrutores de Krav Maga são responsáveis por ensinar as técnicas básicas e avançadas aos alunos, dependendo do nível em que estes se encontram.
Assim, o professor desta luta de defesa pessoal tem um papel muito importante na segurança dos seus alunos, uma vez que lhes vai passar informações muito úteis para ultrapassarem situações perigosas.
Quais as suas funções
O Professor de Krav Maga tem como principal função ensinar esta técnica de defesa pessoal aos seus alunos. Além de movimentos de contra-ataque (os quais estão no centro desta arte marcial), estes professores ensinam estratégias defensivas, as quais são sempre ajustadas a situações reais.
As aulas são mistas, uma vez que homens e mulheres recebem exatamente o mesmo treinamento. O objetivo é que os seus alunos estejam preparados para agir em qualquer situação e sejam capazes de neutralizar qualquer tipo de ameaça. Para tal, ele ensina técnicas importantes de autodefesa de Krav Maga seguindo os princípios básicos desta arte marcial:
- Atacar preventivamente ou contra-atacar
- Atacar áreas do corpo mais vulneráveis e sensíveis, como os olhos, garganta, mandíbula ou joelhos, por exemplo
- Ter atenção ao seu envolvente, percebendo rotas de fuga, outras ameaças, ou objetos que possam ser úteis para a sua defesa
O dia a dia de trabalho não envolve apenas a aula em si. Também é necessário fazer o planeamento das aulas, as quais devem ser pensadas de acordo com a faixa etária dos alunos, assim como o nível em que se encontram. As aulas devem incluir exercícios aeróbicos e anaeróbicos, de forma a que os alunos desenvolvam o seu condicionamento físico.
Saídas no Mercado de Trabalho
Como Professor de Krav Maga, podes dar aulas em escolas de artes marciais tradicionais, em academias de Krav Maga, ginásios que oferecem esta aula, centros comunitários, health clubs e até em algumas escolas e universidades.
Podes também seguir uma carreira como profissional independente, montando o teu próprio centro de treino, ou então dar aulas particulares a pessoas comuns ou atletas. A internet pode ajudar-te neste sentido, uma vez que te permite chegar a mais pessoas, sem custos associados (ou com um pequeno investimento).
Como entrar na carreira de Professor de Krav Maga?
Para seguires a profissão de Professor de Krav Maga, antes de mais nada tens de ter conhecimento profundo sobre todas as facetas desta arte marcial, desde posições básicas até diferentes estilos de luta.
Em Portugal, para seres instrutor de artes marciais (incluindo de Krav Maga), tens de ser detentor do Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD). Este é o documento oficial que te permite treinares outras pessoas no país, o qual é imitido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Tem validade de 3 anos e podes fazer a requisição através da plataforma PRODesporto.
No Brasil, o ideal é fazeres um curso de instrutores, mas este só está disponível para alunos graduados com, no mínimo, faixa verde. O curso da Federação Internacional de Krav Magá (um dos mais completos e conceituados no país) tem uma duração de 400 horas e inclui cursos complementares de várias matérias, entre as quais:
- Primeiros socorros
- Anatomia
- Nutrição desportiva
- Fisiologia
- Marketing
- Filosofia das artes marciais
No final do curso, terás um período de estágio com instrutores veteranos. Só depois de concluído o estágio estarás apto para dar aulas.
Onde estudar para Professor de Krav Maga?
Como vimos, para te tornares Professor de Krav Maga tens de ter determinadas habilidades e conhecimentos técnicos essenciais. Em Portugal, deves optar por fazer aulas com mestres de Krav Maga, pedindo depois o TPTD. Já no Brasil, deves escolher um curso de instrutores de Krav Maga reconhecido e conceituado.
Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas opções interessantes.
Portugal:
- Federação Portuguesa de Krav Maga
- Cursos de Instrutor Civil de Krav Maga – IKM
Brasil:
- Curso de Instrutores de Krav Magá – Federação Internacional de Krav Magá
- Formação de Instrutores – Federação Sul Americana de Krav Maga
Se queres seguir a profissão de Professor de Krav Maga, então pratica bastante, escolhe os melhores mentores para esta jornada e faz formações que agreguem valor ao teu currículo. Com toda a certeza, vais ser muito feliz nesta carreira. Sucesso!