O químico é um cientista da área da química, o qual se dedica ao estudo da composição da matéria, assim como das suas propriedades. Ao fazer o seu estudo,descreve essa matéria e suas propriedades de forma detalhada.
Apesar de ser uma carreira muito académica, especialmente no que diz respeito a pesquisas, a verdade é que este profissional é necessário em muitos setores da economia, como é o caso das indústrias farmacêuticas, por exemplo.
Se tem um gosto particular por química, se é uma pessoa curiosa sobre o mundo e sobre a natureza, então continue a ler este artigo e descubra o que faz um químico no seu dia a dia, quais as funções que desempenha, as diferentes saídas no mercado de trabalho, e o que precisa fazer para entrar nesta carreira! Confira!
O que faz um Químico?
O químico tem como principal função determinar as propriedades das várias substâncias, e sua composição, de forma a conseguir reproduzir as mesmas, ou criar novas de forma artificial.
Muitas vezes, químicos e engenheiros químicos trabalham juntos, pois as duas áreas complementam-se, especialmente quando falamos de projetos industriais.
Muitas vezes, estes profissionais trabalham com a indústria de desenvolvimento de novos métodos e processos de fabrico de produtos químicos.
No que diz respeito aos avanços da tecnologia, a química está sempre presente. Os químicos encontram-se presentes no desenvolvimento de técnicas que permitem separar os materiais da natureza e transformá-los em itens necessários para as novas tecnologias.
Sem dúvida, muitos dos produtos que conhecemos nos dias de hoje deveram-se ao trabalho destes profissionais, como inseticidas, adubos, conservantes, plásticos, tecidos, cosméticos, perfumes, medicamentos, tintas, materiais de construção, e até alimentos e bebidas.
Para conseguir desenvolver esses produtos, o químico analisa vários compostos e substâncias, assim como as suas características e a forma como reagem a diferentes fenómenos, como a temperatura ou a pressão.
Quais as suas funções
O químico pode atuar em diferentes áreas, e por isso pode ter funções diferentes.
Uma das áreas de atuação é a educação. Os profissionais da química podem dar aulas no ensino básico (fundamental) e secundário (médio). Podem, também, lecionar na universidade, mas é preciso ter um doutoramento na área.
A indústria é, sem dúvida, o campo de atuação de excelência para estes profissionais, onde eles são responsáveis por desenvolver novos materiais. Além disso, eles são responsáveis por fazer todos os testes de qualidade nos produtos desenvolvidos.
Atualmente, a química ambiental tem crescido muito, especialmente pelas causas que hoje se tornam pertinentes. Sem dúvida, não podemos negar que o meio ambiente está em risco, e a consciência social perante os problemas ambientais é cada vez maior.
Vemos, cada vez mais, o debate sobre os vários problemas ambientais, como a poluição, a sustentabilidade do planeta, ou o aquecimento global, por exemplo.
Por isso, são várias as profissões que se conectam com esta problemática e atuam na precaução desses problemas, assim como na quebra dos paradigmas antigos, mudando a forma de produção e consumo.
Sem dúvida, a química não ficou de parte, e o número de químicos que trabalham e atuam na química ambiental é cada vez maior. Eles atuam em projetos de desenvolvimento sustentável, fazendo com que os processos desenvolvidos pelas empresas tenham o menor impacto ambiental possível.
Saídas no Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o químico concentra-se, principalmente, na área do ensino (educação), indústria, e também laboratórios de pesquisa.
Se tiver um mestrado ou um doutoramento, consegue melhores cargos e, claro, melhores salários.
De entre as várias áreas de atuação possíveis para os químicos, destacamos, por exemplo:
- Química Analítica – Analisa amostras de materiais.
- Bioquímica – Estuda produtos e suas reações em seres vivos.
- Química Inorgânica – O profissional estuda os compostos inorgânicos, as propriedades e suas reações.
- Química Orgânica – O profissional estuda os compostos orgânicos, as propriedades e suas reações.
- Físico-Química – Estuda a física dos processos químicos.
- Química Medicinal – Desenvolve novos medicamentos, novas entidades químicas, mas também estuda medicamentos já existentes.
- Química Teórica – Estuda a química no seu todo a partir de raciocínios teóricos.
Estas são as principais áreas de atuação do químico, até porque são as principais empregadoras destes profissionais.
Além destas, é possível, também, trabalhar, por exemplo, nas áreas da:
- Cosmética
- Química alimentar
- Nanotecnologia
- Química atmosférica
- Química ambiental
- Quimioinformática
- Química forense
- Biologia e Genética Molecular
- Farmacologia
- Engenharia Química
- Petroquímica
- Química nuclear
- Química dos polímeros
- Geoquímica
- Química de organometálicos
- Química de superfície
- Fotoquímica
- Enologia
- Medicina Legal
Como entrar na carreira de Químico
Para se tornar químico, é obrigatória a formação universitária. Sendo assim, deverá entrar no curso de química.
Em Portugal, tem de concluir, antes de mais nada, a licenciatura, com duração de 3 anos. O ideal é seguir para o mestrado, escolhendo uma área de especialização, o qual tem duração de 2 anos, pois dá-lhe maiores capacitações e consegue maior abrangência nos cargos que pode vir a ocupar. No final do mestrado, deverá desenvolver uma tese de mestrado, defendê-la, e ser avaliado com sucesso pelo júri.
No Brasil, tem também de fazer o curso superior de química. Se quer atuar na área das indústrias, por exemplo, tem de concluir o bacharelado. Mas se quer entrar na área da educação, tem de concluir a licenciatura.
Para poder atuar na área, se tratando de uma profissão regulamentada por lei, é obrigatório ter um registro no Conselho Regional de Química.
Onde estudar Química
Portugal:
- Universidade de Coimbra
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Brasil:
A química é uma área que lhe interessa? Sempre sonhou em trabalhar nessa área? Está à procura de uma vaga de trabalho melhor na área da química? Então invista muito na sua formação como químico, pois é uma profissão de futuro, até porque a procura é grande, e a tendência é ser cada vez maior. Não desista e lute, sempre, por aquilo que mais quer!