O/A Recepcionista de Hotel tem um papel fundamental no sucesso de uma unidade destas. Este profissional é responsável pelo atendimento ao público e, portanto, é o primeiro elo de ligação com os clientes, o que exige qualidade e muita simpatia.
A receção de um hotel é onde são acolhidos os hóspedes neste tipo de espaços. E é uma área muito importante da rotina destes estabelecimentos, pois é determinante para a satisfação dos clientes.
Neste âmbito, o/a Recepcionista de Hotel tem a responsabilidade de acolher as pessoas, guiando-as nas suas dúvidas e tratando de todos os aspetos para garantir o seu alojamento no local. A função tem um lado administrativo, mas também tem uma vertente de relações públicas e até de Marketing.
Assim, estes profissionais acabam por ser o “rosto” de todo o hotel, uma vez que são, muitas vezes, o primeiro contacto entre a unidade e o cliente. Quando as coisas correm mal, a experiência da pessoa pode ficar logo estragada!
Neste sentido, a simpatia e a delicadeza, bem como a paciência e a capacidade de ouvir, são características fundamentais para quem quer fazer este trabalho.
Mas fica connosco para saberes tudo da profissão…
O que faz um Recepcionista de Hotel
O/A Recepcionista de Hotel é a pessoa que trata do acolhimento dos hóspedes. Mas também é o profissional a quem os clientes recorrem para resolver eventuais problemas, ou esclarecerem dúvidas.
Portanto, é um Técnico de Atendimento Público e tem, assim, um papel decisivo na forma como os clientes se vão lembrar do hotel após a sua estadia. Nesse sentido, pode contribuir para que voltem à unidade, ou para que fiquem com uma péssima impressão dela.
O seu trabalho passa por fazer o check-in e o check-out dos hóspedes, mas também por lhes entregar as chaves dos quartos e por responder a eventuais dúvidas.
É preciso notar que o papel de Recepcionista de Hotel tem uma componente administrativa. Aliás, em alguns hotéis este profissional trata apenas das questões administrativas enquanto o Concierge de Hotel é o responsável por acolher os hóspedes.
Na realidade americana, o/a Recepcionista de Hotel pode ter funções de front-office e/ou de back-office. Portanto, no front-office lidará diretamente com o público, enquanto no back-office, tratará das questões mais burocráticas como, por exemplo, dos registos e das reservas.
Em qualquer dos casos, a receção de um hotel contribui muito para a boa imagem que este deixa junto das pessoas que acolhe. Assim, os profissionais têm de ser amáveis e gostar do contacto com as pessoas, além de precisarem de ter uma excelente memória.
Quais as suas funções
Aquilo que define o trabalho como Recepcionista de Hotel é receber as pessoas que chegam a uma unidade destas. Mas, mesmo que isso pareça muito simples, é mais exigente do que possas imaginar.
Assim, além do lado administrativo dessa receção às pessoas, o seu papel é também ser simpático/a e atencioso/a. A ideia é que o cliente se sinta apreciado e que fique agradado com a estadia, para desejar voltar!
Deste modo, podemos dizer que o/a Recepcionista de Hotel é parte integrante da máquina de Marketing de uma unidade hoteleira, pois é responsável pela primeira impressão criada nos hóspedes.
Mas, em termos práticas, algumas das suas funções principais são as seguintes:
- Fazer o check-in e o check-out dos hóspedes
- Tratar do registo dos hóspedes
- Atender telefonemas
- Verificar emails e responder-lhes
- Gerir reservas, pré-reservas e cancelamentos
- Receber pagamentos
- Chamar táxis a pedido dos hóspedes
- Ajudar a resolver problemas dos hóspedes
- Dar informações turísticas
- Esclarecer dúvidas sobre os serviços do hotel
- Gerir as reclamações.
Porém, além desses trabalhos gerais, conforme o tamanho das unidades hoteleiras, o/a Recepcionista ainda pode ser chamado a fazer outras tarefas que sejam essenciais para o funcionamento dos espaços.
Quanto ganha um Recepcionista de Hotel
Os salários nesta área profissional são bastante variáveis e depende muito dos seguintes fatores:
- Tipo de hotel
- Localização geográfica da unidade hoteleira
- Experiência do profissional
- Grau de formação.
Assim, fica evidente que quem trabalha em grandes hotéis, com nomes conceituados e uma clientela de luxo, tem oportunidade de ganhar mais. Além disso, o potencial turístico da região onde a unidade se enquadra também é relevante para o salário.
Por outro lado, a formação e a experiência, do profissional, também têm influência. Portanto, investe na tua capacitação para aumentares as hipóteses de ganhares mais.
Saídas no Mercado de Trabalho
Em países como Portugal e o Brasil, com um grande potencial turístico, há sempre muitas oportunidades de emprego na área hoteleira. Esta ideia aplica-se perfeitamente a quem quer seguir uma carreira como Recepcionista de Hotel, pois há sempre vagas a surgirem.
Estes profissionais podem trabalhar em vários tipos de estabelecimentos que acolhem pessoas, como os seguintes:
- Hotéis
- Hostels e Guest Houses
- Unidades de Turismo Rural
- Apartotéis
- Pousadas
- Alojamentos locais.
Como entrar na carreira de Recepcionista de Hotel
A formação na área hoteleira não é obrigatória para trabalhar como Recepcionista de Hotel, mas é uma grande mais-valia. Na hora de lutares por uma vaga com outros candidatos, esse pode ser o diferencial que te vai garantir o emprego.
Além disso, o setor hoteleiro precisa de ser cada vez mais exigente, para manter os clientes satisfeitos. Por isso, a tendência é para se contratarem profissionais mais qualificados.
Por outro lado, saber falar inglês é obrigatório para trabalhar na receção de um hotel em quase todos os países do mundo, mas especialmente em Portugal e no Brasil. É a linguagem dominante entre os turistas.
Mas falar outras Línguas, como Francês e Espanhol, é uma vantagem adicional.
Porém, também é preciso ter competências pessoais únicas, ou seja, as chamadas soft skills, que podes ficar a conhecer de seguida…
Requisitos obrigatórios para ser Recepcionista de Hotel
Um/uma Recepcionista de Hotel precisa de ter certas qualidades pessoais para poder fazer o trabalho com sucesso. Assim, fica com a lista das que são mais importantes:
- Boa capacidade de comunicação
- Gostar de trabalhar com pessoas
- Resistência à pressão e ao stress
- Ótima capacidade de organização
- Empatia (ou seja, capacidade de se pôr no lugar do outro)
- Vocação comercial
- Muita simpatia e amabilidade.
Onde estudar para Recepcionista de Hotel
Há muitos cursos na área hoteleira que te podem abrir caminho para te tornares Recepcionista de Hotel. Portanto, só tens de escolher a melhor opção para o teu caso.
Será que o ideal é um curso universitário? Ou será melhor fazer um curso profissional? As duas opções são válidas e podem, da mesma forma, ser bem aceites pelo mercado de trabalho. O que importa é que escolhas o rumo mais adequado ao teu perfil.
Vamos ajudar-te nessa busca com os seguintes links…
Portugal:
- Curso de Recepcionista de Hotel e Unidades Turísticas
- Recepcionista de Hotel – Curso Profissional Técnico
- Curso de Recepcionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos
Brasil:
- Curso de Recepcionista de Hotel com Certificado Válido em todo Brasil
- Qualificação Profissional: Recepcionista
Depois de teres percebido o que faz um/uma Recepcionista de Hotel e o que é preciso para abraçar esta área, encontraste o teu caminho? Se a resposta é sim, avança com confiança! Se ainda não é bem isto, aproveita para descobrires a tua vocação com os nossos Testes Vocacionais. Ficamos a torcer pelo teu sucesso.