O técnico de análises clínicas e saúde pública (biomedical laboratory scientist ou biomedical scientist), também chamado simplesmente de técnico de análises clínicas ou técnico de laboratório, é o profissional que realiza análises clínicas, alimentares e ambientais.
Se alguma vez sonhaste em trabalhar num laboratório, se gostas da área da ciência e da saúde, esta pode ser a profissão que tanto procuras.
Os técnicos de análises clínicas e de saúde pública são profissionais indispensáveis, os quais atuam em diferentes áreas, desde o pré-tratamento das amostras ao controlo analítico de qualidade.
Estes são peças cruciais na Medicina Preventiva, uma vez que as análises clínicas são uma ferramenta poderosa para que os médicos possam adotar medidas atempadas em relação a muitas questões de saúde.
Se queres saber mais sobre esta carreira, então continua connosco e vem descobrir o que faz um técnico de análises clínicas e saúde pública, quais as funções que pode ter no seu dia a dia de trabalho, quais as saídas profissionais e o que precisas fazer para entrar nesta profissão.
Vamos?
O que faz um Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública?
O técnico de análises clínicas e saúde pública trabalha em laboratórios, realizando e auxiliando em análises clínicas, ambientais e/ou alimentares. O técnico de laboratório, como também é conhecido, realiza o pré-tratamento das amostras, manuseia os equipamentos analíticos, interpreta os resultados e pode, também, fazer controlo analítico de qualidade.
É, portanto, um profissional com valências multidisciplinares, o qual é capaz de planear, gerir e realizar várias atividades dentro de um laboratório, sempre seguindo as regras e normas de qualidade e segurança.
Este técnico pode atuar em várias áreas dentro de um laboratório, entre as quais podemos destacar aqui:
- Hematologia – Trabalha com análise de componentes das células sanguíneas, assim como com exames de coagulação
- Bioquímica – Atua com análises dos componentes sanguíneos, urina, líquidos biológicos e fluídos orgânicos
- Imunologia – Trabalha com análises e reações antígeno-anticorpo, assim como com análises hormonais
- Microbiologia – Atua na identificação de microrganismos patogénicos, tanto em Bacteriologia como em Micologia, através de amostras de materiais cirúrgicos, sanguíneos, urina, fezes, fragmentos de tecido, LCR, líquidos biológicos e fluídos orgânicos
- Urinálise – Trabalha com análises químicas da urina, assim como de sedimento urinário, podendo trabalhar também com fluídos orgânicos
- Parasitologia – Atua apenas com análises de amostras de fezes
Quais as suas funções?
O técnico de análises clínicas e saúde pública tem um dia a dia muito diversificado, podendo estar a atuar em diferentes áreas. Entre as várias tarefas podemos referir:
- Planear e gerir planos de amostragem
- Desenvolver planos de amostragem
- Planear, desenvolver e/ou supervisionar procedimentos de análises
- Interpretar resultados das análises
- Fazer o registo e validação dos resultados
- Implementar atividades no que diz respeito à higiene e segurança no trabalho
- Implementar e desenvolver novos métodos de ensaio
- Desenvolver e implementar processos de compra de materiais de laboratório
- Desenvolver e implementar planos de manutenção de equipamentos
- Implementar ferramentas de controlo de qualidade
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Saídas no Mercado de Trabalho
Os técnicos de análises clínicas e saúde pública podem encontrar trabalho em:
- Laboratórios de análises clínicas
- Hospitais
- Clínicas
- Institutos de criopreservação
- Institutos de histocompatibilidade
- Centros de saúde
- Institutos de medicina legal
- Institutos de sangue
- Empresas industriais (em diferentes ramos de atividade)
- Instituições de ensino e formação
- Centros de investigação
- Centros desportivos
Este é um mercado em franca expansão, até porque o investimento em saúde tem vindo a crescer bastante e a tendência é que continue a desenvolver-se. Além disso, a procura por profissionais qualificados é cada vez maior, uma vez que este é um mercado que está em constante evolução tecnológica.
Como entrar na carreira de Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública?
Para seguires a profissão de técnico de análises clínicas e saúde pública podes fazer o curso técnico superior profissional (CTeSP), o qual tem a duração de 2 anos letivos (120 ECTS) e é constituído por uma formação científica, técnica e estágio. No final do curso terás o diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
Ao concluíres este curso, podes depois prosseguir os estudos e fazer uma licenciatura, não sendo preciso realizares os exames nacionais de ingresso no ensino superior e, dependendo da licenciatura, podes pedir equivalências a algumas disciplinas.
As licenciaturas em Análises Clínicas e Saúde Pública ou em Biologia, por exemplo, podem ser excelentes escolhas para quem quer trabalhar com análises clínicas. Poderás depois fazer o mestrado em Análises Clínicas e Saúde Pública, especializando-te em hematologia e imunologia clínico-laboratorial.
Além da formação, é fundamental que sejas uma pessoa com excelentes capacidades de gestão de tempo e planeamento estratégico. É também importante que saibas trabalhar sob pressão e stress e que sejas uma pessoa detalhista, proativa e resiliente.
Esta carreira pode implicar, também, a gestão de equipas. Nesse sentido, é crucial que tenhas excelentes habilidades de comunicação e perfil de liderança.
Onde estudar para Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública?
Como vimos, em Portugal podes optar por realizar o CTeSP ou seguir a licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública ou então a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais. No Brasil, as oportunidades são várias, embora os cursos superiores de Biologia, Anatomia Patológica, e similares sejam excelentes escolhas, assim como o curso técnico de Análises Clínicas.
Aqui deixamos-te algumas opções de cursos que te podem interessar para ingressares nesta carreira.
Portugal:
- Curso Profissional de Técnico/a de Análise Laboratorial – Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique
- CTeSP em Análises Laboratoriais – Universidade Fernando Pessoa
- Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública – Instituto Politécnico de Bragança
- Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais – Instituto Politécnico do Porto
Brasil:
- Curso Técnico em Análises Clínicas – Albert Einstein – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa
- Licenciatura em Biologia – Universidade Aberta do Brasil
- Especialização em Anatomia Patológica – PUC Rio
Se a profissão de técnico de análises clínicas e saúde pública te interessou, então procura uma boa formação que te dê todos os conhecimentos necessários para te tornares um excelente profissional. Com toda a certeza, vais conquistar todos os teus sonhos. Sucesso!