O técnico de automação, robótica e controlo industrial realiza uma série de tarefas relacionadas com projetos e ensaios de protótipos, fabrico e manutenção de equipamentos eletrónicos e industriais de automação e controlo.
Num mundo cada vez mais automatizado, todas as profissões relacionadas a robótica e a automatismo têm um futuro com muitas oportunidades. Portanto, se esta é uma área que te atrai, continua connosco e descobre tudo sobre esta carreira.
O que faz um Técnico de Automação, Robótica e Controlo Industrial?
O técnico de automação, robótica e controlo industrial realiza várias tarefas, de forma autónoma e seguindo as especificações técnicas definidas, relacionadas a projetos e ensaios de protótipos. Ele formula e modela processos automáticos de fabrico, projeta e implementa circuitos de comando baseados em autómatos programáveis.
Este profissional é responsável por conceber, planear, programar e coordenar as atividades relacionadas à produção, aos equipamentos, assim como às pessoas, recorrendo ao sistema de fabrico assistido por computador.
Assim, ele atua sempre com o objetivo máximo de otimizar a quantidade e a qualidade da produção.
Quais as suas funções?
O técnico de automação, robótica e controlo industrial realiza várias tarefas relacionadas a projetos e ensaios de protótipos, entre elas:
- Instalar e programar equipamentos e sistemas de automação, robótica, instrumentação e controlo industrial
- Planificar, inspecionar e coordenar atividades associadas a equipamentos eletrónicos e industriais de automação e controlo
- Participar no fabrico, instalação e manutenção dos equipamentos supracitados e em sistemas pluri-tecnológicos associados
- Fazer a gestão da manutenção de equipamentos e sistemas
- Planificar (ou auxiliar no planeamento), coordenar e controlar a produção
- Preencher documentos técnicos
- Elaborar relatórios técnicos
Este profissional também pode estar responsável por dar formação a outros funcionários da empresa, principalmente àqueles que vão usar os equipamentos, aos técnicos de eletrónica e aos técnicos de manutenção.
Saídas no Mercado de Trabalho
Os técnicos de automação, robótica e controlo industrial, pela sua formação, além de poderem desempenhar as suas funções nesta carreira, podem investir também em outras áreas, como:
- Técnico programador de automação e robótica (trabalha apenas com a programação de robôs e autómatos);
- Programador instalador especialista de domótica;
- Técnico especialista de instrumentação industrial.
Em Portugal, com a formação feita num curso de especialização tecnológica, ficas com o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações, resultando numa alta empregabilidade (a taxa situa-se, atualmente, acima dos 90%).
Como entrar na carreira de Técnico de Automação, Robótica e Controlo Industrial?
Para seguires a profissão de técnico de automação, robótica e controlo industrial em Portugal tens de ter a certificação em Automação, Robótica e Controlo Industrial (500 horas) e tens de fazer o Curso de Especialização Tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial (1560 horas, sendo que 560 destas são em estágio), o qual te confere o nível 5 de Qualificação.
Para poderes frequentar este curso tens de:
- Ter o ensino secundário completo (ou habilitação equivalente); ou
- Estar a frequentar uma das modalidades de formação/educação ou um processo de RVCC, de nível secundário; ou
- Ser titular de um diploma ou certificado de nível 5 de qualificação do QNQ, diploma de especialização tecnológica ou grau/diploma de ensino superior
Podes também ficar com a certificação internacional emitida pela AHK (Câmara de Comércio e Indústria Luso-alemã) ao realizares um exame.
Se quiseres, também podes prosseguir os estudos no ensino superior (ou através do regime geral de acesso, ou por meio de Concurso Especial para detentores do Diploma de Especialização Tecnológica), como um curso de engenharia, por exemplo. É possível que tenhas já equivalências a créditos em algumas licenciaturas e cursos politécnicos.
No Brasil, aconselhamos a que concluas um curso técnico de robótica.
Onde estudar para Técnico de Automação, Robótica e Controlo Industrial?
Como dissemos, em Portugal tens de ter a certificação em Automação, Robótica e Controlo Industrial e tens de fazer o Curso de Especialização Tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial para conseguires entrar nesta carreira. No Brasil, tens de concluir um curso técnico de robótica. Aqui deixamos-te algumas opções:
Portugal:
Brasil:
Se queres seguir a profissão de técnico de automação, robótica e controlo industrial, não deixes de fazer uma boa formação, especializada, mas, ao longo da carreira, continua a estudar e a manter-te atualizado. Este é um mundo em constante evolução e precisa de profissionais empenhados em aprender sempre mais. Sucesso!