O treinador de surf, também chamado de treinador de surfing ou então técnico de surf, é o profissional que treina os atletas diariamente e os ajuda a prepararem-se para as competições e campeonatos.
Quando falamos de surfistas profissionais, a necessidade de treinos rigorosos e de uma preparação adequada tornam-se prioridade. Por isso, estes atletas contratam os serviços de um técnico, para que este os auxilie a ter melhores resultados nas competições.
Para os amantes de desporto, principalmente para aqueles que são apaixonados por surf, a profissão de treinador de surf pode ser uma excelente escolha.
Neste artigo vamos dar-te a conhecer um pouco do mundo dos treinadores de surfing e como podes seguir uma carreira brilhante nesta área.
Vens connosco?
O que faz um Treinador de Surf?
O treinador de surf comanda os treinos diários dos surfistas profissionais e ajuda-os a estarem preparados para competir ao mais alto nível nas competições e campeonatos. O técnico de surf acompanha os atletas ao longo da sua carreira, e normalmente um surfista mantém o mesmo técnico desde o início.
Por isso, o treinador tem uma ligação muito forte com o atleta, tão forte que costuma dizer-se que a pessoa que melhor conhece um atleta é o seu treinador.
Conhecendo todo o potencial de um atleta, o treinador de surfing sabe o que tem de trabalhar durante os treinos para melhor a sua técnica, assim como para desenvolver as capacidades do surfista.
Conhece também a profissão de Shaper
Quais as suas funções
Sem dúvida, a principal função de um treinador de surf é ajudar os atletas (surfistas profissionais) a terem um ótimo desempenho nas competições. Por isso, os treinos diários são indispensáveis. É com os treinos que o técnico de surf consegue identificar as falhas técnicas e corrigi-las. Além disso, ele ajuda a que o surfista consiga maximizar as suas capacidades.
Muitas vezes, este profissional também faz um planeamento de horários, refeições, assim como das atividades dos atletas para além do horário dos treinos. Como o corpo e a saúde de um atleta são fatores essenciais para o sucesso, então os treinadores de surf podem aconselhar e planear toda a rotina diária do atleta.
Também faz parte da rotina do treinador:
- Verificar e fazer inscrição para campeonatos, competições e eventos
- Avaliar outros atletas (adversários) – Estudar os adversários diretos do seu atleta é fundamental para trabalhar nos treinos. Quando sabemos os pontos fortes e fracos do nosso atleta e dos seus adversários, abrimos uma “janela de oportunidade” para que o surfista que estamos a treinar consiga “passar à frente” dos outros competidores.
Saídas no Mercado de Trabalho
Como treinador de surf, vais trabalhar diretamente com o surfista profissional. Embora seja possível trabalhar para uma escola de surf, ou para um clube de surf, o mais comum é seres contratado diretamente pelo atleta.
Regra geral, trabalhas como profissional autónomo, ou seja, como independente. Sendo assim, deves ter em conta a instabilidade e insegurança no trabalho (pois o atleta pode terminar com a parceria quando quiser, excetuando quando existe um contrato com termo), assim como deves levar em consideração a carga fiscal mais elevada.
Como entrar na carreira de Treinador de Surf?
Sem dúvida, a área do desporto tem evoluído muitos nos últimos anos e temos assistido a uma grande necessidade de formação mais robusta e específica. Por isso, além do curso de treinador de desporto, é fundamental que se realize um curso para treinador de surfing (vai até ao nível IV).
Para poderes exercer a profissão de treinador de desporto (independentemente da modalidade) tens de conseguir o título profissional. Para o obteres, tens de ter:
- Cursos de Treinadores de Desporto – Deves procurar um curso que siga os regulamentos e regras do PNFT (Programa Nacional de Formação de Treinadores). Estes cursos devem ter uma componente geral (comum a todos os cursos), uma componente específica (dedicada à modalidade desportiva), assim como um estágio profissional.
- Formação em Desporto ou Educação Física – ou então um curso que te dê equivalência à licenciatura
- Reconhecimento das Qualificações (quando obtidas no estrangeiro)
- RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação das Competências
Curso de Treinadores de Surf
O curso de treinadores de surf é dado em diferentes níveis (do I ao IV) e envolve uma componente geral, componente específica, assim como um estágio profissional.
Na formação de treinador de surf de grau I, a componente geral (36 horas, em média) inclui as seguintes matérias (pode variar de acordo com a escola):
- Pedagogia e Didática do Desporto
- Teoria e Metodologia do Treino Desportivo
- Desporto Adaptado
- Funcionamento do Corpo Humano
- Primeiros Socorros
- Antidopagem
- Ética no Desporto
Na formação específica (42 horas, em média), os futuros treinadores de surf vão abordar os seguintes assuntos (embora seja possível que surjam outros assuntos dependendo da escola):
- Arbitragem em Surf
- Organização e Regulamentação
- Material Técnico
- Segurança no Surf
- Locais de Prática de Surf
- Metodologia do Treino no Surf
- Didática no Surf
Inclui um estágio profissional de 6 meses, em média (550 horas).
Para poderes ingressar neste curso, tens de reunir alguns requisitos gerais e específicos. Vejamos quais são!
- Ter 18 anos, ou mais
- Ter escolaridade mínima obrigatória cumprida (caso tenhas nascido até 1966 só pedem o 4º ano de escolaridade, mas se nasceste entre 1967 e 1980 exigem o 6º ano de escolaridade. Se nasceste entre 1981 e 2002 exigem o 9º ano de escolaridade e os nascidos a partir de 2003 precisam ter o 12º ano de escolaridade)
- Realizar e ser aprovado numa prova de elementos técnicos:
- Ponto de partida (praia)
- Com barbatanas, mas sem prancha, ou com prancha
- Deslocamento na água até chegar à line-up
- Entrada na onda entre 0.5 e 1 metro
- Deslize para a direita e esquerda
- Descida e subida na onda
- Execução de duas manobras intermédias
- Término de viagem na onda
- Regresso à praia
Onde estudar para Treinador de Surf?
Como dissemos, se queres seguir a profissão de treinador de surf, então tens de concluir uma formação em desporto / treinador de surfing. Por isso, reunimos aqui algumas escolas que te podem interessar. Ora vê!
Portugal:
Brasil:
Se sonhas em ser um treinador de surf de referência, então deves investir na tua formação, não só inicial, mas ao longo de toda a tua carreira. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.