Os UX & UI Designers são profissionais da área Digital, o que os torna profissionais da vanguarda. Eles precisam ter um conhecimento profundo na área do web design, mas também da experiência do utilizador (usuário). São eles que desenvolvem a aparência, a interação dos sites, apps, entre outros, e a experiência do utilizador.
A evolução da tecnologia trouxe uma série de novas profissões. Estas duas estão relacionadas com a evolução do digital media, pois o foco é o utilizador das novas medias.
Sem dúvida, à medida que as novas tecnologias avançam, novas funções surgem no mercado de trabalho, e cada vez mais específicas. A internet, em particular, veio transformar o mundo de uma forma irreversível, e todos os setores da sociedade tiveram que se adaptar, incluindo o mundo dos negócios.
Tendo em conta que a forma como o consumidor age perante a aquisição de bens e serviços mudou, as empresas tiveram de agir em conformidade, alterando também a forma como vendem, como comunicam, e como publicitam os seus produtos e serviços.
Os UX & UI Designers são, nesse sentido, fundamentais para que as empresas consigam alcançar esses objetivos.
Se está interessado nessas profissões, então continue a ler este artigo e saiba o que fazem estes profissionais, quais as funções que têm, quais são as saídas no mercado de trabalho, e como pode entrar nessa carreira recente, mas promissora!
O que faz um UX & UI Designers?
Apesar de incluirmos, aqui, essas duas profissões juntas, uma e outra têm funções distintas, embora complementares. Enquanto o UI Designer (Designer da Interface do Utilizador) trabalha com a aparência do site e com as interações do site, ou produto, ou app, o UX Designer (Designer da experiência do utilizador) trabalha com todos os passos que o utilizador dá no site ou app.
Sendo assim, o UI Designer define quais os layouts do projeto, quais as cores a serem usadas, fontes, entre outros aspectos específicos da aparência do site.
Já o UX Designer projeta todos os passos que os utilizadores dão no site ou app, e projetam também a linguagem a ser usada, a estrutura do conteúdo, analisando as emoções e as impressões dos utilizadores ao usarem o site ou app.
O Designer da experiência do utilizador foca mais, num ponto inicial, na procura da essência do problema. Só depois de descobrirem qual essa essência, focam na procura de uma solução eficaz e efetiva.
Para isso, eles analisam os comportamentos dos utilizadores, ou possíveis comportamentos, e assim elaboram cenários possíveis, assim como fluxos de tarefas, protótipos, pesquisas, wireframes, entre outros para conseguirem encontrar a melhor forma de apresentar a informação aos utilizadores.
O Designer da Interface do Utilizador usa esses esboços e protótipos para desenvolver o site ao nível da aparência, de forma a garantir a total satisfação dos utilizadores do site ou app. Este profissional deverá antecipar o que os utilizadores vão fazer no site, para que a interface contenha todos os elementos necessários.
Quais as suas funções
Os UX e UI Designers têm como função principal garantir que o utilizador de um site ou app fiquem satisfeitos e com uma sensação boa depois de visitar o site ou usar a aplicação (aplicativo).
No entanto, os dois desempenham funções distintas. Vejamos!
UX Designer
- Identifica quem são os utilizadores do site ou app
- Identifica frustrações, necessidades e desejos dos utilizadores
- Analisa dados de visitas (qualitativos e quantitativos)
- Desenvolver Wireframes
- Definir fluxo de navegação
- Definir tom de voz a ser usado
- Lançar MVP
- Medir métricas
- Definir estratégias
- Fazer testes de usabilidade
UI Designer
- Desenvolvem o Design visual do site ou app
- Criam uma impressão no utilizador de satisfação e felicidade
- Criam uma ordem visual no site, organizando os vários elementos, de forma a que o utilizador consiga perceber o que é essencial, e o que é secundário.
Saídas no Mercado de Trabalho
Nos dias de hoje, temos vindo a notar uma grande preocupação por parte das empresas no que diz respeito à interação e usabilidade dos sites por parte dos utilizadores, até porque chegou-se à conclusão que o site tem um papel fundamental para transmitir confiança aos consumidores.
É por essa razão que, cada vez mais, o mercado tem escoado UX & UI Designers, pois existe carência em bons profissionais que trabalhem com a experiência do utilizador.
Sendo assim, estes profissionais podem trabalhar para todas as empresas que queiram tornar as suas tecnologias intuitivas, fáceis de usar, e agradáveis ao utilizador.
Como entrar na carreira de UX & UI Designers
O curso superior mais indicado para seguir a carreira de UX & UI Designers é o de Design Gráfico. No entanto, não é obrigatório, até porque existem muitas instituições de ensino que fornecem formação técnica em UX e UI Design.
Além dos estudos, é fundamental que estes profissionais tenham uma série de características pessoais, como por exemplo:
- Organização
- Capacidade analítica
- Empatia
- Sensibilidade
- Boa comunicação
Estes profissionais também necessitam ter habilidades em Design Gráfico. Tendo em conta que o seu trabalho está relacionado com a criação de interfaces, é fundamental que tenham o mínimo de conhecimento em design gráfico.
Onde estudar UX & UI Design
Se quiser seguir esta carreira, experimente um dos cursos abaixo mencionados.
Portugal:
Brasil:
Se ficou interessado em seguir a carreira de UX & UI Designers, então não deixe de investir na sua formação e educação. Lembre-se que esta é uma área em constante mudança, por isso convém estar sempre atualizado. Não perca mais tempo e lute pelo seu futuro!