Se estás à procura de uma carreira que seja aliciantes e cheia de emoção, então a profissão de veterinário de exóticos pode ser perfeita para ti! Estes profissionais lidam com diferentes espécies de animais (daquelas nada convencionais), como cobras e lagartos, por exemplo.
Os amantes de animais não olham apenas para gatos e cães. Na verdade, todos os animais precisam de cuidados de saúde, até mesmo aqueles que poucas pessoas gostam. Os veterinários de animais exóticos são os profissionais que ajudam os animais não domésticos a manterem-se saudáveis.
Se esta é uma carreira que te interessa, então continua connosco e descobre o que faz um veterinário de exóticos, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como dicas úteis para entrares nesta carreira com toda a força.
Vamos?
O que faz um Veterinário de Exóticos?
Os veterinários de exóticos são responsáveis por cuidar de animais exóticos, não domésticos, ou seja, que não são adotados como animais de estimação, como é o caso de pássaros, répteis e pequenos mamíferos.
Por serem conhecedores da anatomia e biologia destes animais, eles conseguem detetar quais as suas necessidades médicas. Tendo em conta que a maior parte das pessoas não se consegue aperceber de problemas de saúde nestes animais, estes profissionais são indispensáveis para a garantia do bem-estar dos animais em questão.
O veterinário de exóticos pode trabalhar com animais de vários portes e, por isso, é fundamental ter destreza manual e compreender o comportamento animal. É importante, também, que este profissional tenha confiança para manusear e controlar os animais, não só para a segurança dos mesmos, mas também para a sua própria segurança e para a daqueles que o rodeiam.
Lê também sobre a profissão de Veterinário!
Quais as suas funções
A principal função do veterinário de exóticos é cuidar, tratar e diagnosticar doenças em animais exóticos. Para tal, ele tem de ser capaz de manusear e prender estes animais de forma segura e eficaz.
De entre as várias tarefas que ele desempenha no seu dia a dia, podemos destacar aqui:
- Identificar sinais de stress em todas as espécies com as quais interage (para que possam agir com destreza)
- Prestar cuidados a animais exóticos
- Diagnosticar doenças em animais exóticos e tratá-las da forma adequada (sempre tendo em conta as necessidades específicas de cada espécie)
Para além dos cuidados médicos, os veterinários de exóticos desempenham também um papel importante na educação da população em geral, mas principalmente das pessoas que detêm animais exóticos, sobre o cuidado adequado a estes animais.
Esta é uma das funções mais importantes do veterinário de exóticos, até porque a maior parte das pessoas não sabe as necessidades específicas destes animais.
Sabemos que cada espécie tem necessidades específicas e, como as espécies exóticas não são tão conhecidas, os donos destes animais não sabem como agir da melhor forma.
Ora, o veterinário de exóticos é de vital importância para dar a conhecer as necessidades de um animal em particular, como os requisitos de dieta, iluminação e fontes de calor adequadas, tamanho ideal de aquários e outros espaços, entre outras informações essenciais para a garantia do bem-estar destes animais.
Saídas no Mercado de Trabalho
O veterinário de exóticos pode encontrar trabalho em zoológicos ou santuários de animais, mas também pode trabalhar em consultórios privados, até porque existe uma tendência crescente para a aquisição de animais exóticos.
Existe, ainda, a hipótese de trabalhar como profissional autónomo, prestando serviços a diversas instituições de forma pontual, ou atendendo os clientes ao domicílio, por exemplo. Pode, ainda, abrir o seu próprio consultório veterinário, dedicando-se ao cuidado de animais exóticos.
O veterinário de animais exóticos também pode atuar na área da educação, dando aulas na universidade ou dando formações sobre os cuidados necessários a espécies de animais exóticos.
Conhece ainda a profissão de Auxiliar de Veterinária
Como entrar na carreira de Veterinário de Exóticos?
Os veterinários de exóticos devem ter um conhecimento profundo da anatomia e fisiologia dos seus pacientes, bem como das doenças que os podem afetar. Assim sendo, se queres seguir esta profissão, tens de concluir o curso superior de Medicina Veterinária.
Vais ser responsável pela saúde de animais como lagartos, cobras, macacos, pássaros e outras criaturas exóticas. Ora, isto requer que sejas conhecedor da anatomia e fisiologia específica destas espécies.
Assim sendo, é fundamental que te apliques bastante durante o curso para que depois consigas oferecer os melhores serviços, garantindo o bem-estar e a saúde dos animais a tratar.
Além disso, deves manter-te atualizado sobre quaisquer doenças que possam afetar os animais exóticos, uma vez que muitos podem não responder aos tratamentos comummente utilizados em gatos e cães.
Onde estudar para Veterinário de Exóticos?
Como dissemos, se queres seguir a profissão de veterinário de exóticos tens de fazer o curso superior de Medicina Veterinária. Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas universidades que oferecem este curso para que possas iniciar a tua pesquisa.
Portugal:
- Mestrado Integrado em Medicina Veterinária – ICBAS; UTAD; FMV (Universidade de Lisboa)
Brasil:
- Graduação em Medicina Veterinária – UFMG; FMVZ (UNESP)
Gostavas de trabalhar em Medicina Veterinária, mas queres afastar-te do acompanhamento dos animais domésticos comuns, como cães e gatos? Então a profissão de veterinário de exóticos é perfeita para ti. Investe na tua formação e nunca deixes de atualizar os teus conhecimentos ao longo da tua carreira. O Guia das Profissões deseja-te muito sucesso nesta bonita caminhada!