A vulcanologia é uma ciência da área da Geologia que se dedica ao estudo dos vulcões e de todos os fenómenos relacionados com eles (fenómenos vulcânicos), como erupções e formações de rochas vulcânicas, por exemplo. Os vulcanólogos são os profissionais que estudam se dedicam ao estudo dos fenómenos vulcânicos, os quais trabalham na identificação e classificação de vulcões, assim como estudam o tipo de materiais que são expelidos destas forças naturais, como poeiras, cinzas, gazes, lava, entre outros.
Esta é uma profissão exigente, mas muito gratificante também. Os vulcões são, sem sombra de dúvidas, fenómenos naturais que despertam a curiosidade e o interesse de muitas pessoas, até porque eles nos dão a conhecer um pouco do interior do nosso planeta.
Apesar da grande beleza dos vulcões, as erupções podem causar danos muito grandes, principalmente quando encontramos populações residentes em torno dos mesmos. Nesse sentido, estes profissionais tornam-se responsáveis, também, por manter as comunidades em segurança, prevendo erupções (embora seja muito difícil de saber quando um vulcão vai entrar em erupção) e os trajetos que a lava irá fazer.
Se estás a pensar em tornar-te um vulcanólogo, então continua connosco para saberes mais sobre esta profissão fascinante. Vamos mostrar-te o que faz um vulcanólogo, o que engloba a vulcanologia, quais as saídas no mercado de trabalho para quem quer seguir esta carreira, assim como outras dicas úteis para entrares nesta carreira com toda a força.
Vens connosco?
O que é Vulcanologia e o que faz um Vulcanólogo?
A Vulcanologia (física e química) é a ciência que estuda os vulcões e todos os fenómenos relacionados a eles, designados de fenómenos vulcânicos, como erupções e formação de rochas vulcânicas, por exemplo. Esta ciência também engloba o estudo da relação que existe entre as erupções vulcânicas e outros processos geológicos, como os sismos e as placas tectónicas.
Um vulcanólogo, também chamado de vulcanologista, é o cientista que se dedica ao estudo dos vulcões e seus fenómenos, com o intuito de entender como eles funcionam e prever eventos futuros, garantindo a segurança de comunidades que vivem em regiões vulcânicas.
Assim, eles desempenham um papel essencial no que diz respeito à mitigação de riscos associados aos vulcões, fazendo uma avaliação dos riscos e danos potenciais para a população local em casos de erupções e desenvolvendo planos de emergência.
Para conseguirem prever erupções, é fundamental entender o que causa uma erupção, como os vulcões se formam e mudam ao longo do tempo e, por fim, identificar os sinais que permitem dizer que um determinado vulcão ativo está prestes a entrar em erupção.
Assiste este vídeo para saberes um pouco mais sobre a vulcanologia e a profissão de vulcanólogo.
Quais as suas funções
O vulcanólogo, como cientista especializado em vulcanologia, tem como principais funções estudar os processos da atividade vulcânica, assim como prever erupções futuras, realizando uma monitorização dos vulcões ativos e desenvolvendo planos de emergência para manter as populações em segurança.
Normalmente passam o seu tempo no campo a fazer levantamentos geológicos, a examinar amostras e a recolher dados para análise. Estas atividades de monitorização são essenciais para que os cientistas consigam identificar os riscos de novas erupções.
Além do trabalho de campo, este profissional também realiza trabalho de laboratório, analisando rochas e minerais de locais vulcânicos, examinando de perto imagens de satélite à procura de informação sobre o fluxo de lava e o tamanho das caldeiras, assim como avaliando as emissões de gases dos vulcões.
Pode, ainda, atuar como educador, ou seja, trabalhar para instruir as populações em geral sobre como agir em caso de uma erupção vulcânica, ou pode ainda atuar na educação de futuros vulcanólogos, dando aulas sobre esta temática no ensino universitário.
Como os vulcões são monitorizados e estudados?
A monitorização dos vulcões é indispensável para que as pessoas não sejam apanhadas desprevenidas no caso de ocorrer uma erupção vulcânica.
Para conseguir prever o comportamento vulcânico, o vulcanólogo utiliza várias técnicas de análise, como:
- Monitorização sísmica
- Geodímetro
- Radar Doppler
- Satélites que detetam alterações de humidade do ar e do calor nas áreas vulcânicas
- Análise geoquímica de lava
- Monitorização de gases
Atualmente, os satélites desempenham um papel predominante no que diz respeito à monitorização e estudo dos vulcões, uma vez que eles nos permitem observar vários fenómenos indicativos da atividade do vulcão, como anomalias térmicas, plumas vulcânicas, deformações, topografia, alterações de cobertura territorial e fluxos de lava.
Saídas no Mercado de Trabalho
Em Portugal, por não existirem vulcões, excetuando nos Açores, as ofertas de trabalho nesta área não são grandes. Sendo assim, é muito comum que os profissionais especializados nesta área trabalhem no arquipélago, ou então se dediquem à área do ensino (como professores universitários).
Existem algumas vagas de emprego, também, para integrar equipas de controlo de desastres naturais, assim como em empredas de consultoria geológica.
No Brasil também não existem vulcões ativos, embora muitos vulcões já extintos (ou seja, sem risco de erupção) na região Sudeste e Sul sejam uma grande atração de turistas pela sua estrondosa magnitude e beleza natural. Por essa razão, o trabalho de monitorização de vulcões no país não é necessário. Assim sendo, as oportunidades de emprego são, tal como em Portugal, muito reduzidas.
Como entrar na carreira de Vulcanologia?
Se queres seguir uma carreira na área da Vulcanologia e tornares-te vulcanólogo em Portugal, então terás de primeiro fazer uma licenciatura em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia do Ambiente, Geofísica, Biologia/Geologia, ou áreas similares.
Depois deves seguir o mestrado em Geologia ou, idealmente, em Vulcanologia e Riscos Geológicos (este último disponível apenas nos Açores).
No Brasil não existe um curso de especialização em Vulcanologia, até porque não existem vulcões no país. Assim, deves procurar fazer uma graduação em Geologia, Geofísica ou Oceanografia e depois deves procurar uma especialização em Vulcanologia no exterior.
Onde estudar Vulcanologia?
Como dissemos, a única universidade em Portugal com o mestrado em Vulcanologia é nos Açores. No Brasil também não existe uma graduação voltada para esta ciência.
No entanto, poderás fazer a licenciatura em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia do Ambiente, Geofísica, Biologia/Geologia, ou áreas similares numa universidade que tenha esses cursos disponíveis e depois fazeres a especialização nos Açores ou numa universidade no exterior.
Vê aqui algumas faculdades onde podes tirar a licenciatura que te permite seguir depois para a especialização em Vulcanologia.
Portugal:
- Licenciatura em Geologia – FCUL; Universidade de Coimbra; FCUP
- Licenciatura em Engenharia Ambiental – Universidade de Lisboa; Universidade Lusófona
Brasil:
Gostavas de seguir uma carreira em Vulcanologia? Ser vulcanólogo (ou vulcanologista) faz com que sintas aquele friozinho bom na barriga? Então não deixes de procurar boas formações que te permitam seguir esta profissão. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes todos os teus sonhos. Sucesso!
1 comentário em “Vulcanologia (Vulcanólogo)”
Não tem a informação que eu queria ( trabalho do vulcanologo difícil ou não?)